Estética Dental

Análise Facial

A análise facial pode e deve ser avaliada antes do planejamento estético para reduzir diferenças entre os dois lados da face, que raramente são iguais. Tida como o mais moderno recurso da odontologia, a análise facial permite correções nos dentes, gengiva e músculos da face que ajudam a harmonizar o sorriso do paciente. A transformação do sorriso através da análise estética ajuda a melhorar a aparência e deixar o paciente mais bonito e confiante.

Clareamento Dental

É aquele realizado no consultório odontológico: o dentista protege a gengiva e demais estruturas da boca deixando apenas os dentes à mostra e aplica um gel clareador especial.

Dentística Restauradora

Dentística Restauradora é a área da odontologia que trata das alterações dos dentes e tecidos circunvizinhos, ou seja, trata da doença cárie, suas repercussões sobre a estrutura dental e alterações de forma – textura e cor dos dentes, devolvendo ao paciente a saúde, e aos dentes a estética, função e anatomia.

Facetas em Porcelana e Resina

Facetas dentárias são procedimentos realizados sobre a estrutura dentária que visa mascarar pigmentações e/ou defeitos de sua estrutura. Estas peças podem ser definidas como finas laminas de resina composta ou porcelana que são coladas sobre a face Vestibular (da frente) dos dentes. É a melhor indicação estética para aqueles pacientes que possuem dentes muito manchados por antibióticos, por exemplo, ou quando o clareamento dentário não alcançou o resultado esperado; também são bem indicados para fechamento de diastemas, aqueles espacinhos entre os dentes, e na correção de dentes mal posicionados.

Lentes de Contato

A lente de contato é uma porcelana extremamente fina. É indicada para dentes que possuem uma boa coloração, mas que exista algum defeito estrutural ou de forma, como dentes separados ou apinhados. Como são finas e translúcidas, as lentes de contato transmitem a cor natural do dente, gerando um bom resultado estético.

Periodontia

Limpeza e Profilaxia

Manter a saúde bucal requer cuidados diários em casa ( com escovação e fio dental) e consultas periódicas ao seu dentista para sessões de profilaxia ( duas ou três vezes por ano, de acordo com a indicação do mesmo). A profilaxia é essencial para a prevenção das doenças bucais mais comuns c como a gengivite e carie; e das doenças mais complexas como periodontite. É a primeira etapa antes de iniciar qualquer tratamento odontológico , para deixar o ambiente adequado para os tratamentos reabilitadores (restauradores , proteticos, cirúrgico ou ortodôntico). A profilaxia é também uma excelente oportunidade do dentista avaliar e fazer um diagnostico precoce, evitando q qualquer doença bucal evolua. Vale lembrar que a prevenção é sempre o melhor tratamento, não é mesmo?

Raspagem Periodontal

A higiene inadequada, fumo, stress, baixa imunidade são fatores que deixam a gengiva mais propensa a doença periodontal; causada inicialmente pela presença de placa ,tártaro e de bactérias . Para evitar ( ou estacionar ) a perda óssea e sangramento causados pela doença, você deve consultar um periodontista, ele vai indicar o melhor tratamento para o seu caso. Um dos tratamentos para a doença periodontal é a raspagem alisamento e polimento radicular, feitos c aparelhos de ultrassom e curetas periodontais. A raspagem é um tratamento muito eficaz para a remoção do tártaro da superfície radicular , restabelecendo a saúde da gengiva.

Cirurgias Plástica Gengival

O grande avanço dos tratamentos estéticos de grande impacto visual – aqueles tratamentos com mudanças pronunciadas na forma e da cor dos dentes – trouxe uma nova e importante necessidade estética: a correção da forma e do posicionamento dos lábios em relação às gengivas envolvidas nos tratamentos desse tipo. A maioria das pessoas não possui uma posição esteticamente ideal tanto das alturas individuais das gengivas dos seus dentes quanto da relação da altura de suas gengivas com os lábios – situações muito comuns às mulheres. A observação e correção desses problemas é imprescindível para os tratamentos dentários com correções marcantes, e precisam ser abordados antes dos planejamentos e consultas dos dispositivos em porcelana.

Endodontia

Tratamento de Canal

O canal da raiz dentária é um tratamento para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento. As causas comuns que afetam a polpa são dentes trincados, cárie profunda ou tratamento dental repetido na raiz ou trauma. O termo “canal da raiz” é proveniente da limpeza de canais dentro da raiz do dente.

Apicectomia / Cirurgia Paredodôntica

A apicectomia consiste na intervenção cirúrgica cuja finalidade é a retirada de focos como granulomas, ou infecções ou cistos localizados no ápice (a extremidade) da raiz dos dentes. A operação permite salvar dentes importantes do ponto de vista funcional e estático, caso o tratamento medicamentoso das raízes não tenha conseguido êxito.

Implantodontia

Implante Dentário

As alternativas modernas ideais para a substituição de dentes são os implantes osseointegrados. Os implantes não haverá necessidade do desgaste dos dentes vizinhos ao elemento ausente para confeccionar uma ponte fixa, por exemplo. Implantes osseointegrados são pinos de titânio que atuam como raízes dentárias artificiais, tornando-se parte integral do osso mandibular ou maxilar. Sobre o implante será adaptada uma prótese com o máximo de estética e função requerida para cada caso, finalizando o tratamento.

Implante Ortodôntico

São parafusos auto rosqueáveis no osso que auxiliam na movimentação dos dentes em casos mais difíceis de se movimentar da maneira tradicional com aparelhos ortodônticos.

Prótese

Reabilitação Protética sobre Implantes

A prótese sobre implante é um tipo de componente protético que é parafusado sobre o implante que pode ser feito na mandíbula e no maxilar, atuando sobre um ou dois dentes, assegura ao paciente uma melhor mastigação e melhor saúde bucal. Esse tipo de prótese elimina a necessidade de usar as antigas próteses flutuantes ou dentaduras.

Próteses Fixas

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou "ponte fixa"). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir. Recebe o nome de "fixa" porque não podem ser removida pelo paciente.

Prótese Removível

É um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, ou seja, quando há perda parcial de dentes.

Prótese Total

Prótese total é o nome da prótese dentária, que substitui artificialmente os dentes perdidos de toda uma arcada dentária, inferior, superior ou ambas. Em linguagem popular é conhecida por dentadura.

Ortopedia

Tem por objetivo redirecionar o crescimento dos ossos da face e dos dentes quando os mesmos estão se desenvolvendo de forma desarmônica. Para isto são usados aparelhos ortopédicos fixos e/ou removíveis nos pacientes. Podem ser utilizados dos 6 aos 18 anos de idade, de acordo com cada caso. Por isso, a necessidade de avaliação precoce ser tão importante para a prevenção de problemas esqueléticos.

Ortodontia

É o ramo da odontologia que busca o diagnóstico, prevenção e tratamento da má oclusão dentária com benefícios funcionais mastigatórios e estéticos. Tipos de aparelho:

1. Aparelho fixo Convencional

É composto por pequenas peças metálicas chamadas bráquetes, que se unem por um fio metálico chamado arco ortodôntico e são ativados através de ligaduras elásticas (“borrachinhas”). Promovem um tratamento efetivo, porém necessitam de um tempo maior de tratamento. Existem os bráquetes metálicos e os estéticos, que podem ser de porcelana ou safira.

2. Aparelho fixo Autoligável

Dispensa o uso das ligaduras elásticas, proporcionando menor atrito entre o fio e o bráquete, resultando em um tratamento mais rápido, com menos visitas ao consultório, menos dor e maior facilidade de higienização. Os bráquetes podem ser metálicos ou de porcelana (estético).

3. Aparelho fixo Lingual

Nesse tipo de tratamento, os bráquetes são posicionados na parte de trás dos dentes. Ou seja, não aparece quando o paciente fala ou sorrir. Com o aparelho lingual, as pessoas só saberão que você está usando aparelho se você quiser que elas saibam, abrindo bem a boca, e mostrando as peças instaladas na face interna dos dentes.

4. Aparelho Invisível

É de fato invisível, pois não é composto de bráquete, nem arco ortodôntico (fio metálico). São placas transparentes ativas que movimentam os dentes. É a forma de tratamento mais confortável porque o paciente tem a facilidade de se alimentar sem estar usando aparelho. Além da facilidade de higienização (escovação e fio dental), pelo fato de serem removíveis.

Disfunção de Articulação

D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante.

Cirurgias

Extração dos terceiros molares (sisos)

O siso é geralmente o último dente da nossa boca e muitas vezes ele encontra-se sem espaço suficiente para erupcionar. Quando isto acontece, sua remoção se faz necessária. Algumas infecções podem ser evitadas com sua extração se eles estiverem mal posicionados ou até mesmo inclusos (dentro do osso). Outra indicação para a extração destes dentes e que muitas pessoas desconhecem é que se avaliado o momento certo, a ausência destes dentes na boca fazem com que o crescimento da mandíbula seja freado, mas isto só pode ser determinado após a avaliação de um ortodontista para aquelas pessoas que tem uma genética para crescimento exagerado do queixo (da mandíbula).

Enxerto ósseo (particulado/em bloco)

O cirurgião dentista indica enxerto ósseo para regiões na maxila (arcada superior) ou mandíbula (arcada inferior), principalmente em casos de ausência de dentes com grande perda óssea, com necessidade de implantes e próteses dentárias. Ele pode ser em bloco, e ou particulado.

Levantamento de seio maxilar

A cirurgia de Sinus lift ou levantamento do seio maxilar é um procedimento utilizado para enxerto quando não há osso na parte posterior do maxilar superior. O objetivo é aumentar a quantidade óssea em altura para permitir a colocação de um implante dentário mais longo.

Enxerto Gengival

O enxerto gengival é utilizado para tentar reconstruir uma área da boca que sofreu com a retração gengival. Para reduzir o efeito do problema, normalmente a melhor opção é o enxerto, que é retirado do palato (céu da boca) do próprio paciente. A retirada do material é feita com anestesia local, ele pode ser feito ao redor de dentes ou de implantes dentários.

Estética Oro Facial

Botox

A Toxina Botulínica, famoso Botox, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos e sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. A Toxina Botulínica age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade.

Bichectomia

A Bola de Bichat, é uma bola de gordura localizada na região das bochechas. Tem uma grande importância na primeira infância, auxiliando a sucção. Com o avançar da idade, essa bola diminui na maioria das pessoas. Em outras, ela se mantém grande, deixando o rosto com o aspecto mais redondo.

Remoção da Papada com Ácido Deoxicólico

É o primeiro e único tratamento não cirúrgico, que contorna e melhora a aparência da gordura sobre o queixo. O ácido deoxicólico destrói o excesso de células gordurosas que causam a aparência do queixo duplo e seu corpo naturalmente elimina a gordura de forma natural. Importante lembrar que o tratamento com esse ácido não substitui uma possível necessidade de lifting facial em casos de flacidez. O ácido deoxicólico é um tratamento revolucionário, que oferece a possibilidade de melhorar a definição do rosto sem a necessidade de cirurgia ou longo período de recuperação.

Odontopediatria

É a especialidade que trata da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Tendo como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde da cavidade oral. O atendimento começa na gestação, com os cuidados específicos no pré- natal odontológico. Assim que o bebê nasce, iremos acompanhá-lo para evitar futuros problemas, assim como auxiliar e orientar a mãe sobre os cuidados de higiene oral e dieta. E sobre as visitas regulares ao odontopediatra. É na infância que podemos diagnosticar e tratar a maioria das maloclusões encontradas, podendo obter um melhor prognóstico e melhores resultados.